Apresentação

O que é?

O Colégio de Estudos Globais (CEG) consiste num espaço de abordagem crítica dos processos de globalização a partir de problemáticas centrais do mundo contemporâneo. Privilegiando as perspectivas históricas e interdisciplinares, o CEG promove a centralidade das formas de pensar e conhecer oferecidas pelas ciências sociais e humanas, e também pelas artes.

Para além do estímulo à reflexão e criatividade da investigação científica no CES, o CEG pretende dinamizar a comunidade científica em Portugal, nomeadamente através da organização de colaborações com as unidades orgânicas da Universidade de Coimbra e com outras Universidades portuguesas. Esta iniciativa estimulará colaborações transnacionais, nas quais se dá particular importância a articulações com comunidades e redes de investigação do Sul Global. Por fim, é também objetivo do CEG favorecer a disseminação do conhecimento em públicos alargados.

 

Como decorrerá?

O CEG assenta numa série de momentos, durante o ano, em que investigadores refletem em conjunto sobre um tema desenvolvido pelo palestrante convidado/a nos estudos do mundo contemporâneo e da sua história. Tem um formato de jornadas de estudo de dois dias: uma palestra proferida pela/o convidada/o, seguida de discussão com o público (primeiro dia); e uma oficina com comunicações de investigadoras/es convidadas/es e/ou selecionados mediante chamada de artigos (segundo dia).

O CEG articula as suas atividades com os núcleos de trabalho e os doutoramentos do CES.
 

Em 2021 o CEG organizará as suas atividades em torno de três conjuntos de temas essenciais:
1. O Estado racial e o racismo nas sociedades contemporâneas
2. As humanidades digitais e a problemática da exclusão epistémica
3. Colonialismo e construções de género

Tem como convidados/a David Theo Goldberg, diretor do Humanities Research Institute da Universidade da Califórnia, Estados Unidos da América, e um dos nomes fundamentais dos debates sobre Critical Race Theory, Humanidades Digitais e ainda sobre o lugar das humanidades nas sociedades contemporâneas; e a socióloga Oyèrónké Oyěwùmí, professora na Stony Brook University (EUA), uma referência mundial nos Estudos de Género e Estudos Feministas Pós-coloniais, usando as experiências africanas para iluminar questões teóricas pertinentes.

 

Edições Passadas
CES | ALTA
Colégio de S. Jerónimo
Apartado 3087
3000-995 Coimbra,
Portugal
Tel +351 239 855 570
CES | SOFIA
Colégio da Graça
Rua da Sofia nº 136-138
3000-389 Coimbra,
Portugal
Tel +351 239 855 570
CES | LISBOA
Av. Defensores de Chaves
n.º16, cave dtª
1000-117 Lisboa,
Portugal