Oficina
Face à vulnerabilidade da vida: criatividade social e novas compreensões do ser humano
Ivone Gebara
Fil├│sofa e te├│loga feminista
14 de novembro de 2019, 10h00
Sala 1, CES | Alta

Resumo

Teóloga e freira, Ivone Gebara viveu grande parte da sua vida numa favela da periferia do Recife, ancorando a sua reflexão filosófica e teológica na experiência de contacto diário com os mais desfavorecidos. Alguns dos seus temas de eleição – a natureza do mal e dos poderes de opressão, o patriarcado e a destruição ecológica – resultam, pois, de um diálogo constante entre experiência e reflexão teórica. Autora de uma obra vasta, publicada em português, espanhol, francês e inglês, Ivone Gebara percorre o Brasil e diferentes partes do mundo ministrando cursos, proferindo palestras sobre hermenêutica feminista e ecofeminista, novas referências éticas e antropológicas e os fundamentos filosóficos do discurso religioso.

No CES, Ivone Gebara proferirá uma palestra intitulada “Ecofeminismo, para além da metafísica patriarcal” (resumo ainda não disponível) e contaremos ainda com a sua presença enquanto comentadora nesta oficina. Nele teremos ocasião de debater as ameaças que se colocam atualmente à dignidade da vida humana, valorizando, em particular, a sua dimensão ecológica. Esta oficina será ocasião para continuar a reflexão sobre a integração ética e epistémica de valores e saberes de culturas e religiões marginalizadas. 

 

Nota biográfica

Ivone Gebara - Figura central na Teologia da Libertação e uma das fundadoras da Teologia Feminista na América Latina, nasceu em dezembro de 1944, em São Paulo, Brasil. Doutora em Filosofia pela Universidade Católica de São Paulo, doutora em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Lovaina – Bélgica. Lecionou durante 17 anos no Instituto de Teologia do Recife, até sua dissolução decretada pelo Vaticano em 1989.

Vive e escreve atualmente em São Paulo depois de 34 anos de vida em Pernambuco, nordeste do Brasil. Percorre o Brasil e diferentes partes do mundo ministrando cursos, proferindo palestras sobre hermenêutica feminista e ecofeminista, novas referências éticas e antropológicas e os fundamentos filosóficos do discurso religioso. É assessora de alguns Movimentos Populares, Grupos de Mulheres, Grupos de Arte e Teatro e membro do Conselho Consultivo da Revista Eclesiástica Brasileira. Escreve periodicamente para várias revistas nacionais e internacionais. Tem vários livros e artigos publicados em português, espanhol, francês e inglês. Da sua vasta obra, podemos destacar Mulheres, religião e poder. Ensaios feministas (2018), Filosofia feminista. Uma brevíssima introdução (2017) e Travessias e Acenos. Romance (2019).
 

CES | ALTA
Col├ęgio de S. Jer├│nimo
Apartado 3087
3000-995 Coimbra,
Portugal
Tel +351 239 855 570
CES | SOFIA
Col├ęgio da Gra├ža
Rua da Sofia n┬║ 136-138
3000-389 Coimbra,
Portugal
Tel +351 239 855 570
CES | LISBOA
Picoas Plaza
Rua Viriato, 13 Lj 117/118
1050-227 Lisboa,
Portugal
Tel +351 216 012 848